

A voz humana, desde o inicio da humanidade, é usada como instrumento musical. Através de vários achados arqueológicos existem registros que além do homem aprender os primeiros sons e se comunicar, também aprendeu a cantar e fazer música. Isso porque desde os primórdios da raça humana a música estava associada com rituais religiosos e de homenagem aos mortos. Deduz-se que o principal instrumento musical dessas cerimônias fúnebres era a voz humana porque, além do som musical, a voz humana é o único instrumento que pode articular palavras. Até hoje nas danças rituais dos índios americanos, dos aborígenes na Austrália, dos índios brasileiros e outros povos autóctones, o canto – acompanhado por tambores e chocalhos – é o fio condutor do ritual.
Devido a essa capacidade de aliar melodia (música) e mensagem (palavra), simultaneamente, a voz humana pode ser considerada o instrumento musical mais completo de todos. Por isso, até hoje a música cantada é privilegiada nos cultos religiosos do mundo todo. Além disso, a voz humana consegue fazer um “glissando” perfeito, ou seja, deslizar cromaticamente por várias notas. Isso porque a voz é um “instrumento” não temperado, ou seja, sem afinação fixa. Essa característica da voz é, ao mesmo tempo, uma vantagem e uma desvantagem. Vantagem porque podemos cantar qualquer melodia no tom que quisermos. E desvantagem porque, por não ter afinação fixa (temperamento), podemos desafinar com facilidade.
Mas para se cantar com afinação não é preciso ter uma boa voz – como a de um cantor lírico – e sim uma boa audição e sensibilidade para perceber as diferenças de altura (frequência) entre as notas musicais. Muitas pessoas não percebem que são desafinadas quando cantam, ou que estão fora do tom, porque não treinaram a sensibilidade auditiva quando criança. Outra coisa que afeta a afinação é cantar sem uma boa técnica vocal porque, além da afinação, a voz também possui timbre e volume, que também devem ser trabalhados com cuidado por um bom profissional para não danificar o aparelho fonador.
“QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA.”
Todo mundo conhece esse ditado popular, aparentemente tão banal, mas o que poucos sabem é que ele contém uma sabedoria muito antiga e exata, que deveria ser praticada por todos que queiram se manter com boa saúde – física, mental e emocional. Muita gente não sabe o que o canto pode fazer pelo corpo. Por exemplo: cantar – com boa técnica, usando o diafragma corretamente – relaxa o corpo e promove uma massagem nos órgãos internos que pode até ajudar na prevenção (ou até a dissolução) de cálculos renais, ou obstruções na vesícula (quando ainda estão em estágio inicial). Isso se dá pela ressonância, quando cantamos sons agudos, que vibram justamente no tronco, quando esses sons estão bem apoiados pelo diafragma e pelos músculos abdominais. Afora isso, cantar é um excelente exercício aeróbico, podendo ser tão cansativo quanto uma aula de aeróbica. Basta lembrar que cantores de ópera precisam se alimentar com carboidratos antes de uma apresentação, pois gastam muitas calorias enquanto atuam, chegando a perder dois quilos numa única noite.
Em comparação ao canto popular, a emissão vocal operística é muito mais desgastante, já que exige um esforço e um controle respiratório muito mais intenso, com inspirações rápidas e muito volume sonoro na emissão vocal – na ópera o cantor projeta sua voz sem microfone (a não ser que o recital seja ao ar livre, onde não há acústica favorável). A voz ganha volume nas cavidades de ressonância do tronco (pulmões e traquéia), pescoço (a laringe) e cabeça (boca, cavidade nasal, seios frontais, seio esfenoidal e calota craniana). Logo, é o corpo do cantor(a) de ópera que amplifica o som. Mas não é necessário que ele(a) seja imensamente gordo como muitos pensam. Basta lembrar que o excelente tenor espanhol José Carreras (com um metro e setenta de altura) consegue rivalizar em volume sonoro com seu colega Plácido Domingo, que mede quase 1,90 m e é bem mais encorpado. O que faz isso acontecer é o uso eficiente de uma boa técnica vocal.
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