Bateria
A história da Bateria
A bateria é um instrumento musical de percussão que se originou do tambor, termo genérico de uma grande variedade de instrumentos musicais que são constituídos
de uma pele esticada sobre uma armação oca que produz som quando percutida.
A bateria é composta por um conjunto de tambores, sendo responsável pela parte rítmica da composição: é sobre ela que todos os outros instrumentos do conjunto irão dar andamento na execução da peça.
A origem da bateria é bem remota. Por volta de 6000 a.C., os tambores consistiam em pedaços de tronco de árvore ocos cobertos com peles de animais. Escavações arqueológicas encontraram tambores na Mesopotâmia e no Egito. Os primeiros tambores provavelmente consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco coberto, nas bordas, com a pele de algum réptil ou couro de peixe e eram percutidos com as mãos. Mais tarde, apareceram as primeiras baquetas. O tambor com duas peles veio mais tarde, assim como a variedade de tamanhos.
Muitos métodos foram utilizados para fixar as peles. Nos tambores de uma pele eram usados pregos, grampos, cola etc. Nos tambores de duas peles eram usadas cordas que passavam por furos feitos na própria pele e as esticava. Os tambores europeus mais modernos geralmente prendiam a pele pela pressão de dois aros, um contra o outro e a pele no meio.
A bateria se popularizou no século XX com as orquestras, as bandas militares e os grupos de jazz e rock. Apesar de sua formação erudita, atualmente a bateria é vista pela maioria das pessoas como um instrumento bastante popular.