

- Período Clássico (1730 – 1820).
O período clássico estabeleceu muitas das normas de composição, apresentação e estilo do gênero. Foi durante este período que o piano se tornou o principal instrumento de teclado. Também as orquestras dispensaram o cravo (barroco) e passaram a ser regidas pelo primeiro-violino. Instrumentos de sopro se tornaram mais refinados durante o período clássico. Enquanto instrumentos de palheta dupla como o oboé e o fagote eram razoavelmente padronizados no barroco. A família do clarinete, de palheta simples, não eram utilizados com frequência até que Mozart ampliasse o seu papel nos contextos orquestrais, de câmara e de concerto.

- Período Romântico (1815 – 1910).
Se há um instrumento que simboliza o Romantismo, é o piano. A maioria dos compositores românticos escreveram não só música de concerto para o instrumento, como também música destinada à interpretação de amantes por músicas. Este período foi muito marcado por Beethoven.
A música da era romântica continua a ser desfrutada por sua riqueza na invenção melódica e harmônica, bem como suas associações extramusicais. Vários compositores adotaram certas características do estilo romântico.

We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your website provided us with valuable info to work on. You’ve done an impressive job and our whole community will be thankful to you.